News
Olhando Para 2020 hero image

Olhando Para 2020

A nossa carta de adeus a 2020 para saudarmos 2021 com o nosso melhor ser

(Note: this article is also available in English)

Em 31 de dezembro de 2019, Wuhan, na China, comunica oficialmente o surto de uma “pneumonia”. Muitas das pessoas que se queixavam trabalhavam num mercado onde se vendiam animais vivos. É aqui que se crê que o vírus tenha passado dos animais para os humanos.

No dia 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara pandemia, designação que corresponde a uma epidemia que se espalhou por vários países ou continentes. Em 31 de Março, o Boom Festival comunica o reagendamento da edição de 2020 em virtude da deterioração da situação mundial e restrições de viagem da comunidade Boom.

Arte no Boom 2018

O mundo mudou em 2020. Palavras como confinamento; ficar em casa; distanciamento físico; lavar as mãos; entre muitas outras, entraram na ordem do dia. 

A cultura tem sido particularmente afectada. Deixámos de poder ir a festivais e clubes. Na era pré-covid vistos pelo seu vigor cultural, nesta fase são catalogados como super spreaders. Festas voltaram a ser ilegalizadas, vimos denúncias quando humanos se juntavam. Encerraram-se fronteiras, reagimos a uma pandemia no séc.XXI como na Idade Média. Poderia ter sido de outra forma? 

Estamos em Dezembro de 2020. A Covid-19 continua solta, porém o conhecimento sobre o vírus é maior do que no começo do ano. Existem vacinas em curso e testes disseminados. Os humanos orbitam entre a confiança na ciência, o cepticismo negacionista ou as teorias da conspiração; o medo é presente a par de um optimismo de que tudo irá mudar.

Momentos de mudança tumultuosa trazem possibilidade de reflexão, renovação e transformação.
 

Arte no Boom 2018

2020 é uma fase do Antropoceno que dificilmente esqueceremos, a Covid-19 tocou na vida, directa ou indirectamente, de quase todos os seres humanos neste planeta. Contudo altos e baixos não são um exclusivo deste ano; podemos usar as situações e as relações em nosso redor para melhor conhecimento de nós próprios, do mundo, nos alinharmos com o nosso propósito. 

De que forma o Boom está a lidar com a situação? O que tem feito a Boom Team? A Boomland está segura? E o futuro do Boom? Temos muito para partilhar convosco numa carta interactiva! Lê as respostas no nosso P&R.

 

Dance Temple 2018

Esta carta é a nossa forma de despedida de 2020. É um bom momento para reflectirmos sobre os seus altos e baixos, o que aprendemos, o que queremos dizer adeus… de que forma nos pode dar ingredientes para que o nosso senso de propósito ganhe novo fôlego. Podemos criar um mundo diferente.

A equipa do Boom agradece a todos os Boomers o apoio, dedicação, compreensão e espírito positivo que têm demonstrado nesta pandemia. Vivemos todos um episódio único nas nossas vidas, o vosso amor é a esperança num mundo melhor. 

Tudo fazemos diariamente para uma edição monumental. We Are One.

Que saudemos 2021 de espírito aberto e com o nosso melhor ser.

Com Amor,

Boom Team

P&R PRESENTE E FUTURO