News
Boom 2021: O Que Sabemos Por Agora hero image

Boom 2021: O Que Sabemos Por Agora

O que temos feito nos últimos tempos? Que contexto permite realizar o Boom 2021? Sabe mais

 

(ENGLISH VERSION)

Os tempos são incertos. Nesta pandemia, nós humanos passamos da esperança ao desespero à catarse em segundos.

Atravessamos os meses mais agressivos da pandemia em Portugal. Nesta vaga, uma newsletter de um jornal do dia 10 de Fevereiro de 2021 intitulava-se, “Verão normal? Não em 2021…”. A afirmação é auto-explicativa. Vem na sequência da declaração do coordenador do plano de vacinação, Henrique Gouveia de Melo: “Sem imunidade de grupo, o Verão não deve ser normal. Talvez um bocadinho mais tranquilo, mas com todos os cuidados”.

É navegando nas incertezas, de espírito aberto e sentindo o vosso apoio incondicional, que vos escrevemos.

O que fizemos em termos de produção para o festival desde a última newsletter:

  • Continuámos a trabalhar para a edição de 2021;
     
  • Juntámo-nos a várias associações de promotores culturais para debater com decisores nacionais o regresso dos festivais. O conceito proposto às instituições políticas em Portugal é o de bolha sanitária para festivaisnão ter máscara nem distanciamento físico; a entrada nos eventos mediante a apresentação ou realização de 1 teste negativo à porta; vacinação não obrigatória para entrar; contudo, com prova de vacinação, a entrada seria garantida. Esta é 1 proposta feita ao Ministério da Cultura e DGS que tenta criar condições para que a cultura volte a funcionar. Não existe até agora qualquer resposta oficial que confirme se esta proposta pode ser realizada;
     
  • Somos realistas perante a situação actual: em caso de não podermos realizar o Boom Festival em 2021 trabalhamos para produzir outros eventos mais pequenos na Boomland.

Para a edição de 2020/2021 estava prevista a presença de Boomers de 172 países/territórios diferentes. Sabemos da importância de planear viagens com tempo - a comunidade tem de saber em breve a decisão final da realização, ou não, do Boom em 2021.

O pressuposto mais importante para a nossa tomada de decisão é assegurar a vossa saúde, segurança sanitária, liberdade e a garantia de que os vossos bilhetes e serviços adquiridos estão seguros.

Com essa base estabelecemos os limites para fazermos o Boom em 2021. Sem estes elementos garantidos não existirão condições para a sua realização neste Verão:

  • Não existir distanciamento físico nem máscaras: já imaginaram dançar no Dance Temple, no Alchemy Circle, na Sacred Fire num mar de pessoas com máscaras?! Impossível;
     
  • Ser possível toda a comunidade mundial estar presente;
     
  • Existirem protocolos claros da organização de saúde em Portugal sobre como lidar com festivais: até ao momento não existem;
     
  • Não ser obrigatório ter vacina para entrar. Esta é uma escolha individual. No entanto, a apresentação/realização de 1 teste negativo neste ano em concreto seria uma garantia;
     
  • Começar a construir estruturas novas no dia 1 de Abril na Boomland com a equipa internacional de arte e arquitectura.
     

Este é o nosso ponto de situação. Até à próxima newsletter, revivam o espírito do Boom através dos Liminal Podquests, o Boom Toolkit for Covid-19Unite - Let the Music Unite Us, e juntem-se à comunidade Boom Festival Bazaar.

Que estejamos positivos unidos. Em breve dançamos juntos na Boomland!