boom

Português

Português

Bem-vindo ao Boom Festival 2018!

 

O Boom é um evento que nasceu em 1997 na Herdade do Zambujal, Águas de Moura, na região de Setúbal. De uma festa de goa trance psicadélico expandiu-se para uma celebração da vida, da arte e cultura, olhando para a sustentabilidade como uma forma ética e activa de estar na Terra. Em seguida, podes encontrar mais informação sobre o Boom Festival em toda a sua multiplicidade dimensional.  

QUAIS SÃO OS PRINCIPIOS DO BOOM?

Cultura Alternativa

Acreditamos em criar alternativas aos axiomas dominantes com questionamentos construtivos e espírito positivo. No Boom Festival desconstruimos modelos existentes para que possam ser reconstruídos como soluções alternativas por indivíduos, comunidades, grupos culturais e sociais. Pretendemos contribuir para essa mudança que nos afastará do isolamento, da segregação e da hiper-saturação levada a cabo pelos meios de comunicação, apontando na direcção de uma cultura que privilegia a colaboração, a comunidade, o contacto com a natureza e a consciencialização.

Participação Activa

Pertencemos a algo que é maior que os limites pessoais que nos definem. A participação pró-activa no Boom Festival encoraja-nos a superar os nossos constrangimentos e condicionamentos, a ser co-criadores activos no mundo que nos rodeia, procurando no nosso cerne uma compreensão mais profunda de nós mesmos. Não há cidadãos passivos no Boom. Vem, intervém, participa, dá a mão, conhece pessoas novas, liberta-te de condicionamentos egóicos: cada um de nós encerra dentro de si mundos incomensuráveis por cartografar e revelar.

Criatividade

O ser humano é um ente criativo, capaz de produzir - ou de ser tocado por - arte, elevando-se assim até uma dimensão extra-sensorial e espiritual. Essa habilidade permite-nos também conceber cenários múltiplos e criar neles novos modelos para uma consciência global integral.

Evolução

Através da experiência do festival queremos contribuir para uma sociedade em que a liberdade de pensar, agir e sentir crie uma organização social sustentada na ecologia.

Humanismo

A essência do ser humano define-se pelo cuidado com o outro. A nossa predisposição para nos entregarmos ao nosso próximo com gentileza a isso nos conduz.. Somos humanos através de outros humanos. No Boom procuramos demonstrar como aquilo que temos de melhor em comum se deve ao facto de pertencermos todos à mesma tribo.

Independência

O nosso festival bate-se contra as forças culturais e sociais que encorajam o conformismo, evitando situações que convidam a um estado de desindividuação. Acreditamos numa cultura de independência, livre de logotipos corporativos e num festival que é criado por pessoas, para as pessoas.

Amor

O idioma do amor incondicional é simples: gera vida, ilumina-nos com compaixão e calibra-nos no nível mais profundo do nosso ser. O amor é a força omnipresente entre todas as formas de vida. Não há como negar a história conflituosa da humanidade; os nossos poucos milhares de anos passados neste planeta sagrado tornam-nos comparativamente insignificantes ao lado duma história muito mais antiga e profunda que é a da Mãe Natureza. Não obstante, Ela nunca nos traiu, continua ensinando-nos o significado do amor e oferecendo-nos o dom da vida. No âmago, somos amor.

União

Fazemos parte de uma rede interligada de formas de vida no universo e é nossa intenção criar uma experiência coletiva em cada edição do Boom, que nos desperte para a realização de que estamos imbuídos em todas as coisas e de que todas as coisas estão impregnadas em nós.

Paz

Como escreveu Martin Luther King: "A verdadeira paz não é apenas a ausência de tensão: é a presença da justiça e não pode haver paz sem justiça". Vão-se experimentando novas abordagens evolucionárias e transitamos de sistemas sociais antigos para a construção de novos paradigmas, ao encontro de estratégias para o combate contra a ortodoxia de certos modelos culturais e a dificuldade em alterá-los. A paz é uma condição elementar para o desenvolvimento de todos os seres vivos. Pois gera harmonia social, permite que as artes e a cultura floresçam; num ambiente que faz de nós melhores indivíduos, criando comunidades harmoniosas e sociedades maturadas.

Consciência social

Podem a consciência social e a vida boémia coexistir? Os modelos geopolíticos complexos entrelaçados com a ganância continuam a deixar milhões de seres humanos sem casa, água, comida; sem dignidade. Com esta realidade em mente, organizamos um programa cultural com um plano de ação combativo. Abrange projetos socialmente responsáveis que incluem a ecologia, a equidade económica e, finalmente, a contribuição de fundos para as ONGs através do Projeto Boom Karuna.

Sustentabilidade

Queremos criar um festival ambientalmente consciente onde milhares de indivíduos melhorem o desempenho do nosso habitat. Isto significa que pretendemos melhorar a forma como as pessoas absorvem, influenciam e usam o ecossistema natural, social e cultural que é proporcionado durante uma semana de Boom Festival - ajudando assim a criar soluções que podem ser usadas em contextos maiores.

Transcendência

Visamos criar uma experiência de festival que nos forneça as ferramentas para transcender o nosso condicionamento social e cultural. Conseguimos isso criando conceitos ousados com os Boomers que vão muito além da imaginação ... Isso também é possibilitado pelo facto de o Boom ser um lugar de respeito pela mente, corpo, alma e pela miríade de formas de vida que nos acompanham. A elevação da nossa consciência coletiva é fulcral e torna-se um dos nossos principais objetivos.

GEOMETRIA SAGRADA

Os padrões geométricos sagrados guardam a chave para os segredos do universo desde o início dos tempos. Fazendo a ponte entre a  matemática e a magia - estas formas incríveis demonstram a interconectividade que existe entre todas as formas de vida. Então, seja o anel de benzeno ou a rede cristalina do diamante, as formas geométricas são como um modelo da própria natureza. A sabedoria antiga e as criações científicas modernas inspiram as instalações, estruturas e Land Art no Boom  e representam as complexidades da geometria sagrada num plano físico. Podes vê-lo em qualquer lugar. Em obras de arte, em estruturas, na natureza e entre ti e outros Boomers. Nós somos o amor!

PROGRAMA

INSTALAÇÕES DE ARTE

A arte está no coração do Boom. Tem o poder de derrubar fronteiras invisíveis e desafiar as divisões físico-culturais. Uma força unificadora, continua a assumir uma posição preponderante no Boom.

Os visionários que trabalham na vanguarda da arte psicadélica agitam-nos os sentidos com esculturas, obras cinéticas, pinturas, projeções de vídeo, Land Art e outros projetos inovadores como o Garden of Tech Art ou instalações de arte flutuante no lago imenso da Boomland.

Em todas as edições, o Boom convida artistas, cenógrafos e decoradores dos cinco continentes para criar um verdadeiro festim visual, fornecendo os estímulos certos para a reflexão - estimulando o pensamento, dilatando a pupila no olho da mente, ampliando os nossos sentidos.


LIMINAL VILLAGE 

A mudança começa com o conhecimento! À medida que a necessidade de uma mudança de estilo de vida e mentalidade se torna cada vez mais imperativa, o Boom Festival transforma-se num farol cultural, alumiando o caminho com ideias pioneiras, práticas ecléticas, planos progressistas de acção e projetos que instaurem mudanças positivas.

Desde a sua criação no ano 2000 - a Liminal Village inspirou milhares de Boomers a conhecer, aprender, participar e a trocar informações. Com filmes que provocam reflexões profundas até aos nossos vibrantes painéis de discussão, a Liminal Village continua a convidar um manancial de especialistas do mundo inteiro para partilhar conhecimento e estimular discussões críticas sobre alguns dos problemas mais importantes da actualidade.


ECO TECH HUB & NGO DJANGO

Inauguradas em 2016, ambas as áreas estabelecem as bases para o envolvimento dos Boomers em projetos que incrementem a sua participação cívica no quotidiano pós-festival. Servem de mostruário para projetos que combinam ecologia, novas tecnologias e um fórum onde podes conhecer as pessoas que são responsáveis por organizações pioneiras que promovem a mudança social.


BEING FIELDS 

O que começou como um projeto de pequena escala é hoje uma das áreas mais procuradas do festival. Anteriormente conhecida como Healing Area (Área da Regeneração), visitar os Being Fields é como estar num festival dentro de um festival. Este é o epicentro espiritual do Boom Festival, que irradia energia para toda a Boomlândia.

Um sítio para os Boomers que desejam percorrer os seus deslumbrantes jardins e encontrar atividades revigorantes do corpo e do espírito. As práticas diárias de grupo vão desde o ioga e meditação até às artes marciais, cura pela som, watsu e temazcal. Para além disso, os terapeutas individuais oferecem uma grande variedade de práticas holísticas e terapias diversas.

Põe tudo em standby antes de entrares neste lugar mágico, sabendo que te sentirás bem enraizado, atualizado e revitalizado por centenas de workshops e atividades direcionadas para o bem-estar.
 

NATARAJ DANCE STAGE

Após o sucesso da sua estreia em 2016, o palco Nataraj regressa ao Boom com um programa intenso dedicado à prática de danças fascinantes.

Este palco é inspirado pelo simbolismo icónico representado pela divindade Shiva Nataraj. Muitas vezes enquadrado num círculo de energia cósmica - Nataraj simboliza o ritmo e a harmonia da vida.

O Nataraj presta homenagem a uma tapeçaria cultural rica em ensinamentos superiores, através das artes e da dança. Junta-te a nós para uma jornada de estilos de dança variados, coreografias contemporâneas e étnicas, num programa pleno de dança e actividades performativas. Para participar, preenche o formulário no menu Participar que encontras no nosso website.
 

PERFORMANCES

Sabes que estás no Boom quando um gentil alienígena ocasional tenta copiar os teus passos na pista de dança. É como abrir as páginas de um romance fantástico e testemunhar o aparecimento súbito e simultâneo de todas as suas personagens.

Criaturas hiper-surrealistas e seres sobrenaturais brotam em todos os cantos. Medusas voadoras, cuspidores de fogo destemidos, performances e espetáculos mutantes ao ar livre e artistas de circo surpreendentes vão criando o ambiente certo para uma uma genuína peregrinação interdimensional.

A transição para este mundo é subtil e não dá nota de aviso, energizando a imaginação, estimulando o intelecto, abrindo-nos o coração, deixando-nos regenerar o elo erodido que ainda nos liga à nossa criança interior.
 

MUSEU DE ARTE VISIONÁRIA

As portas giratórias da percepção do Boom Festival têm vindo a acolher um fluxo de artistas que são inspirados pela atmosfera que permeia este encontro e que acaba por também moldar e definir a estética visual e transformadora que caracteriza as suas práticas artísticas. Dessa exploração das formas de arte psicadélica que tem acontecido desde 2002 resultou a edificação do Museu de Arte Visionária.

Uma máquina do tempo cósmica e de dimensões psicadélicas, esta galeria exibe uma ampla gama de técnicas e influências artísticas. Estas incluem a arte amazónica e indígena, a tradição budista tibetana, o electro-mineralismo, a técnica flamenga de pintura em madeira, o artivismo visionário e estilos modernos como a fusão digital e a arte graffiti visionária.


ALCHEMY CIRCLE 

Um sucesso crescente no Boom e a prova viva de que a música psicadélica ocupa actualmente um vasto território. É um palco dedicado à imersão sensorial através do trance, um lugar onde a vibração hedonista se sincroniza e alinha com o ritmo da natureza, um lugar pleno de descobertas, onde géneros musicais como o trance tecnológico, o tecno melódico, o dark progressivo, o neo trance, o tecno psicadélico, o glitch hop e a bass music se manifestam como sendo apenas algumas das faces diferentes de uma mesma experiência totalizante. Não é um palco alternativo, é mais uma das matizes da curadoria musical holística do Boom Festival.


DANCE TEMPLE

Uma manifestação monumental da música moderna psytrance em todo o seu esplendor caleidoscópico, uma experiência audiovisual hipnotizante da cultura magnífica que se materializou a partir deste género musical. Uma visão de arquitetura temporária excepcionalmente cuidada que vai para lá das pistas de dança de trance padrão já que é cuidadosamente afinada com as vibrações do sol e da lua, do dia e da noite. A programação musical neste templo tem o objetivo de criar a configuração perfeita para um ritual de dança, com uma pista subliminarmente ativada por trancers de todo o mundo. Incorporando uma vasta decoração psicadélica e visionária, nem sempre é fácil descobrir exatamente onde a jornada começa e onde finda, já que esta é uma experiência coletiva singular que nos exibe momentaneamente qual o sentido último da vida.


CHILL OUT GARDENS

Um lugar absolutamente tonificante. Feito com uma bela estrutura de bambu que hospeda vários géneros musicais desde os vôos ambientais sem ritmo até às sonoridades chill mais estimulantes: este é o último sítio para aterrar ou o primeiro onde nos levantamos. Descomprime enquanto relaxas com amigos, novos e antigos, entra numa zona meditativa e conecta-te contigo mesmo, com a música, com o outro e com a natureza.

 

SACRED FIRE

Maravilhosamente terreno, incrivelmente orgânico, parece que o Fogo Sagrado esteve aqui desde sempre, juntamente com as árvores e as flores que sempre ocuparam este lugar. A arte assume uma nova figuração enquanto que a música nos leva a uma outra dimensão com sons que incluem a sonoridade de bandas emocionantes de world music, nu LatAm, psych rock e funk. Repleto de árvores mágicas, pequenos locais acolhedores, esculturas e instalações luminosas, o Sacred Fire presta homenagem aos workshops práticos, à beleza da Mãe Terra e à vida em comunidade.

PROGRAMA ECOLÓGICO DO BOOM

A natureza tem sempre uma resposta. Ao tomarmos o seu pulso encontramos novas soluções para a sobrevivência sustentável. Aproveitar e recuperar os nossos recursos mais rapidamente do que a velocidade a que os esgotamos é uma das soluções - e a Mãe Natureza ensinou-nos que tudo é possível - mesmo na dimensão que o Boom Festival entretanto adquiriu com o passar dos anos. A informação em baixo mostra exatamente como. Mais detalhes no nosso website!

 

RACIONALIZAÇÂO DE ÁGUA

O Boom Festival tem lugar numa região seca e subpopulada e isso faz da água um recurso limitado. Portanto, a infra-estrutura para a distribuição de água às populações nesta região só beneficia cerca de 10 mil pessoas.

Com mais de 30,000 Boomers convergindo no Boom é absolutamente imperativo que todos nós estejamos cientes dessa limitação infraestrutural e cientes da forma como dispomos da água.

Implementamos medidas para evitar o consumo excessivo de água, como o encerramento dos chuveiros da meia-noite às 6h, por exemplo.

Não uses demasiada água, mas mais importante, ganha consciência do tempo que passas nos chuveiros e assim evitarás abusar deste precioso recurso natural!

 

Queres Conhecer Alguns Factos Dos Nossos Projetos Eco?

 

  • Política de compras: para a cantina da equipa, contamos com um total de 17 fornecedores: 100% são nacionais, 70% são locais e, 50% são orgânicos.
  • Emprego local: o número total de residentes empregados em Idanha-a-Nova é de 2.583. Existem 4.495 pensionistas; O desemprego é de 15,9% (fonte: Censos de 2011). O Boom Festival forneceu trabalho a tempo inteiro a cerca de 200 pessoas da região;
  • Projeto Boom Karuna: as medidas de austeridade e os problemas estruturais continuam a persistir e há mais de 2,5 milhões de pessoas no limiar de risco de pobreza em Portugal. Essa é a razão pela qual os projetos locais de beneficência estão no radar do Boom Festival, portanto continuamos a doar receitas para ONGs e projetos baseados na região de Idanha-a-Nova;
  • Necessidades especiais: O nosso programa de necessidades especiais oferece acampamentos e instalações especiais para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Foram 44 os Boomers com necessidades especiais que visitaram o festival em 2016 e ficámos muito felizes por vê-los ter um óptima experiência!
  • Crianças: Foram registadas 532 crianças até aos 12 anos no Boom Festival 2016. A área dos Young Dragons foi construída usando 80% de materiais reciclados, sendo que os outros 20% foram materiais novos, mas naturais;
  • Economia local: as empresas locais e nacionais foram cuidadosamente escrutinadas antes de comprarmos os seus produtos e serviços. Como resultado, 80% dos nossos fornecedores eram nacionais dos quais 41% eram locais;
  • Todos os fornecedores de alimentos recebem uma lista de fornecedores locais e agricultores orgânicos que existam nas proximidades. A percentagem restante de alimentos não orgânicos é fornecida por produtores que não são eco-certificados, mas que operam localmente negociando os seus bens alimentares pessoalmente com os vendedores de alimentos;
  • Bares (geridos pelo Boom): 50% das bebidas eram orgânicas ou de comércio justo, 40% eram nacionais e os restantes 10% eram do exterior, mas distribuídos por empresas locais;
  • Restaurantes (geridos pelo Boom): 54% usavam produtos locais, 52% usavam produtos orgânicos, dos quais 9% eram produzidos no local com produtos locais;
  • Contratação Equitativa: promovemos a diversidade e a igualdade nas nossas equipes. Empregamos 1882 trabalhadores e 763 voluntários de 47 países diferentes. Das 63 posições de gestão na equipa do Boom Festival, 52% são ocupadas por mulheres;
  • Mercearia: 41% de todos os produtos são de origem nacional, 49% de todos os itens são orgânicos e 7% são produtos locais. 80% das frutas e vegetais eram nacionais e 65% eram orgânicos;
  • Foram plantadas 550 novas árvores de espécies autóctones na Boomland;
  • Cuidamos do solo: em 2016 juntámos 80.400 kg de resíduos orgânicos para serem transformados em composto. Serão usados futuramente na Boomland para melhorar o solo;
  • Diversidade cultural: em 2016, os Boomers viajaram para Idanha-a-Nova a partir de 154 países diferentes.
  • 12 workshops e apresentações, seis filmes sobre conscientização ambiental e mudança social na Liminal Village e 10 workshops no Sacred Fire.
  • O papel higiénico é feito de tetra pak reciclado;
  • Os Boomers recebem um pacote de boas vindas com sacos de lixo e cinzeiros de bolso;
  • 100% dos talheres são biodegradáveis, feito a partir de amido de batata. Não é utilizado talher ou qualquer outro utensílio descartável ​​para comer. A utilização de sabonetes 100% biodegradáveis é mandatória para todos os restaurantes;
  • Foram utilizados 7,2 m3 de cartão de 4mm reciclado para a construção da Liminal Village, Eco Tech Hub, ONG Django, nos respectivos candeeiros, em 20 stands, 20 mesas, para produzir 20 stands, 20 mesas, 250 caleidociclos, 12 lâmpadas e três cadeirões;
  • Das 33 equipes artísticas que participaram no Boom 2016, 7 usaram apenas materiais naturais. 60% de toda a arte criada para o Boom 2016 foi feita com materiais reciclados e material reciclado utilizado em edições anteriores;
  • Alimentação (restaurantes, lojas de chai, bancas de comida e bares): 50% de todos os pontos de alimentação eram totalmente vegetarianos e / ou vegan. Os outros 50% tinham um ou mais produtos de origem animal, no entanto, 60% dos menus deles eram vegetarianos (média geral). No total, contando todos os menus de todos os restaurantes de todo o festival, 77% de todas as opções alimentares no Boom 2016 eram vegetarianas. Este é um tópico muito importante e na próxima edição vamos explorá-lo ainda em maior profundidade, fica atento;
  • Boom by Bike: Este nosso belo projecto foi atualizado para um novo Boom Bike Village, onde 71 Boomcyclists se registaram. Todos juntos fizeram um total de 119.127 km para chegar à Boomland (não contando com os km’s que fizeram para regressar a casa - porque como todos sabemos, quando o Boom chega ao fim, logo começa uma nova jornada, em particular para estes paladinos da auto-suficiência na locomoção;
  • Boom Bus: O Boom Bus é um dos nossos projetos mais estimados e este ano conseguimos um número recorde de Boomers usando este sistema de transporte coletivo. Foram usados 211 autocarros que transportaram (ida e volta) 29% de todos os Boomers;
  • Carpooling/Boleia solidária: O lançamento da nossa plataforma de boleias através do liftshare.com revelou as seguintes estatísticas: 4,341 pessoas fizeram-se membros; 901 membros adicionaram uma viagem para dividir; 901 membros disponibilizaram uma viagem para "compartilhar como motorista"; 881 disseram que tiveram uma viagem para compartilhar como passageiro. Para além disso, 97% das viagens envolveram pagamentos em dinheiro ou uma condução revezada e 3% eram envolveram pagamentos on-line;
  • 90% de toda a iluminação pública é de baixo consumo: foram utilizados aproximadamente 1500 projetores led;
  • 90% da iluminação na área de camping  (201 projetores led de 20 watts e 43 luzes led de 8 watts) era alimentada por painéis solares;
  • Todas as tintas são ecológicas e não contêm chumbo. Todos os resíduos são separados e enviados para serem tratados externamente por empresas certificadas;
  • Começámos um programa de reciclagem de alimentos. Temos sido sempre muito cuidadosos tentando não desperdiçar comida e estamos orgulhosos da nossa parceria com a Associação Zero Desperdício. Esta associação continua a reunir alimentos não usados de restaurantes e a distribuí-los por organizações sociais da região e para a Santa Casa da Misericórdia das aldeias vizinhas de Alcafozes e Rosmaninhal.

Explora o nosso website para mais informações acerca de...

> Casas de banho

>Transportes públicos

>Reciclagem

> Jardins

>Bioconstrução

-----SERVIÇOS

KOSMICARE

A equipa Kosmicare de médicos, terapeutas profissionais e conselheiros existe para ajudar e acompanhar qualquer pessoa que tenha uma experiência difícil no festival. Este projecto foi lançado pelo Boom Festival em 2002 em colaboração com a Universidade Católica do Porto,  MAPS (Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies), Projecto CheckIN e SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências).

Esta equipa fornece informação sobre prevenção e redução de danos, informação sobre cuidados de saúde e efectua certos testes. Os enteógenos não são legais em Portugal, no entanto, o facto de o seu consumo ser descriminalizado permite a existência de projetos de redução de danos no consumo como o Kosmicare.

Se vires alguém tendo uma experiência difícil no festival, ajuda essa pessoa a chegar ao Kosmicare onde receberá o apoio de que necessita.

Por favor, estima tanto o teu corpo como a tua mente.

BOOMERS COM DEFICIÊNCIAS

A nossa equipe profissional de cuidados qualificados irá trabalhar para que te sintas em casa,  ajudando-te em todos os aspectos da tua visita, direcionando-te para as instalações e serviços de que possas necessitar.

Instalações: A área de acampamento para pessoas com deficiência está localizada na proximidade de duches e casas de banho adaptadas.

Há também uma zona de estacionamento para as necessidades especiais, assistência 24 horas, um serviço de transporte para viajar dentro da Boomland, rampas, balcões rebaixados, chuveiros adequados para cadeira de rodas e um frigorífico para armazenamento de medicamentos. Se precisares de utilizar estas instalações, contacta-nos por email: specialneeds@boomfestival.org

 

YOUNG DRAGONS 

Traz a tua criança para o Boom e aproveitem juntos a área dos Young Dragons. Este é um espaço para crianças dos 3 aos 12 anos. Elas poderão desfrutar de ateliers, cinema, teatro e áreas de lazer. Regista a tua criança em https://tickets.goodmood.org.

 

BOOMERS GRÁVIDAS

Os bebés que visitam o Boom Festival nos ventres das suas mães estão tendo sem dúvida um começo vibrante nas suas vidas! Se estiveres grávida informa-nos para que possamos ter os teus detalhes importantes na base de dados. Isso significa que podemos oferecer cuidados e serviços prioritários se e quando precisares deles no festival. Para te inscreveres, envia-nos um e-mail para: specialneeds@boomfestival.org

INFRAESTRUTURA DA BOOMLAND

 

 

A infraestrutura do Boom Festival é pensada para incluir todas as amenidades de que possas precisar para ter uma experiência confortável durante a tua estadia. E essas áreas são: um parque de caravanas, um parque de estacionamento nas proximidades, restaurantes com menus acessíveis e ambientalmente responsáveis, cozinhas comunitárias, um mercado de rua multicultural e uma mercearia para aquisição de bens alimentares, equipamento de campismo e artigos de higiene pessoal, entre muitas outras coisas.

Vais-te sentir em casa com as nossas casas-de-banho compostáveis, chuveiros de água quente e água potável gratuita também em vários pontos de refrescamento que existem distribuídos por toda a Boomlândia. O projecto de redução de danos Kosmicare também está no local para oferecer ajuda, conselhos, informações e encorajar o comportamento cívico e responsável dos Boomers. 

Sabias deste facto?

  • Como festival de cultura psicadélica que somos, apoiamos artistas independentes, terapeutas, curandeiros, cientistas do mundo inteiro. No Boom Festival 2016 tivémos 895 artistas, músicos, performers, oradores, bailarinos, 138 terapeutas e organizamos mais de 200 workshops.

 

FLEA MARKET

Alerta: obtém finalmente aquele septo falso, encontra as botas estranhas de duende em forma de pé, aumenta a tua coleção de bindis, descobre artesanato incrível e abrilhanta a tua figura antes de partires para a diversão. Este é o verdadeiro mercado de rua, da tradição de Anjuna até ao mais contemporâneo, uma montra para a criatividade que emana desta cultura psicadélica. Damos-te um conselho apenas: evita passear pelo mercado durante as horas de maior calor. Come qualquer coisa, bebe um pouco de água e parte à descoberta desta área tão diversificada quando já tiveres descansado um pouco e recuperado tuas energias.

 

ALIMENTAÇÃO

Há mais de 50 locais onde podes comer no Boom. Foodies e amantes da cozinha internacional ficarão felizes em saber que existem muitos restaurantes diferentes que oferecem uma variedade incrível de alimentos. Cada restaurante é selecionado de acordo com a qualidade, ética operacional e política de preços acessíveis.

Vem até o Central Plaza para explorar menus diferentes ou vai até ao Sacred Fire para tomares um fabuloso pequeno-almoço, brunch, almoço, jantar ou lanche a qualquer hora do dia e da noite!
 

BOOM BY BIKE INITIATIVE

A vinda ao Boom de bicicleta dos pioneiros belgas Joost e Stan em 2008 inspirou a criação da iniciativa Boom by Bike na edição de 2010. Centenas de Boomers fizeram a viagem de bicicleta desde então - promovendo a consciencialização ambiental e uma maneira divertida de viajar!

O sucesso do projeto colocou as rodas em movimento da Boom Bike Village da última edição de 2016, com uma infraestrutura adequada que apoia e promove o uso de bicicletas.

A Boom Bike Village regressará em 2018 - portanto pega na tua bicicleta e junta-te a este movimento! 

BOOM KARUNA PROJECT

(O Projecto Boom) Karuna - que significa "compaixão" em sânscrito - foi lançado tanto para compartilhar receitas com a comunidade vizinha como para responder ao impacto crescente das medidas de austeridade em Portugal implementadas por uma elite política neoliberal desorientada. Solidarizamo-nos com projetos comunitários locais que tenham um impacto positivo nas gerações futuras e no meio ambiente.

Desde 2014, o Boom Festival tem vindo a doar receitas para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), para a AERID (Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças) e para a comunidade cultural e educativa Sementes do Interior, um movimento local da escola livre.

PONTO DE SITUAÇÃO DA BOOMLAND

O Boom Festival tem agora uma casa permanente! Graças à combinação de contribuições abnegadas e generosas, poupança estratégica e um empréstimo bancário, fomos bem sucedidos na compra do terreno onde o Boom tem lugar desde 2010. Isso significa que agora podemos elevar o projecto Boomland para outra esfera e desenvolver neste território uma série de programas culturais, ambientais e de bem-estar. A Boomland é muito mais do que apenas um pedaço de terra - representa uma oportunidade extraordinária para criar um novo mundo onde ressoam todos os valores e crenças tão profundamente próximos dos nossos corações. Obrigado a todos que nos apoiaram neste processo! Estamos continuamente gizando e produzindo a visão que temos para o futuro da Boomland e poderás encontrar mais informações sobre este assunto em www.madeinboomland.org/crowdfunding.

PARTICIPAR

O Boom Festival existe graças aos milhares de Boomers que se apresentam a cada edição para participar nesta grande criação! Ser parte da equipe do Boom é viver, trabalhar e fazer parte de uma comunidade intercultural de pessoas de todo o mundo.

Existem muitas maneiras diferentes para trazeres a tua contribuição pessoal para este projeto encorajador. Na verdade, o nosso formulário de inscrição on-line estará disponível a partir de outubro de 2017 - é uma oportunidade para nos falares das tuas capacidades e nos manifestares a tua visão. Bem-vindo à equipa Boom!

BILHETES BOOM & BOOM BUS

COMO É DEFINIDO O PREÇO DOS BILHETES PARA O BOOM FESTIVAL?

“Questiona tudo”. Este é um dos princípios fundamentais do ethos do Boom e a razão pela qual o BF continua sendo um evento independente, sem patrocínios e publicidade comercial. Criámos a nossa própria microeconomia de modo a enfrentar um clima tempestuoso e imprevisível. Livres dos tubarões financeiros, de empréstimos governamentais ou de resgates financeiros: queremos permanecer longe desse mundo e a nossa estratégia tem funcionado.

E como é que o fazemos então? É uma boa pergunta e nos últimos tempos, uma que nos foi colocada em diversas ocasiões. Pois então, num mundo onde a comunicação por vezes se propaga fraturadamente, desinformando e gerando desconfiança, explicamos aqui os detalhes e as considerações éticas que regulam a nossa definição do preço dos bilhetes.

A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DO BOOM FESTIVAL

O Boom Festival é organizado por uma empresa de eventos que paga os seus impostos e que cumpre todas as suas obrigações legais e fiscais, numa região remota no coração rural de Portugal no sudoeste da Europa.

É financiado por bilhetes, bares, serviços de alojamento (tipi-camp) e aluguer de espaços para lojas, restaurantes e cafés. É daqui que vêm os fundos que nos permitem 1- fazer um investimento considerável na produção de cada edição,  2- pagar o empréstimo que contraímos para comprar a Boomland e  3- criar outros projetos de natureza ética e cívica que desenvolvemos paralelamente ao BF. A título de exemplo, em 2016 empregámos 1882 pessoas, contratámos 895 artistas e contribuímos com uma percentagem das nossas receitas que foi distribuída por ONGs locais graças ao apoios que conseguimos através da venda de bilhetes antes do festival.

A ESTRATÉGIA POR DETRÁS DA VENDA DE BILHETES

A estratégia que estabelece o preço dos bilhetes foi projetada para permitir, em primeiro lugar, que o festival evolua continuamente ao longo de incontáveis edições. Para isso, os custos de produção e manutenção da Boomland são cobertos e tidos em conta atempadamente.

Em segundo lugar: nos países com economias mais fortes e recursos mais abundantes os bilhetes têm o preço regular. Isso permite que países com economias mais frágeis recebam bilhetes com desconto de "preço amigável". Cremos que os Boomers que pagam o preço regular empatizam com este conceito diferenciador.

E em terceiro lugar, esta estratégia que reflete as realidades económicas de diferentes países permitirá ainda que 500 pessoas de um "país convidado" se juntem ao nosso Boom gratuitamente.

É importante notar aqui, que o crescimento numérico não é o indicador pelo qual medimos o nosso sucesso. Aprendemos com as lições do passado e continuaremos trilhando este caminho. Significa isto que os bilhetes para a edição do Boom Festival 2018 serão novamente limitados, uma decisão que nos permitirá preparar uma infraestrutura que possa acolher cada pessoa e trabalhador num ambiente seguro e confortável.

Com esta estratégia seremos capazes de interagir com todos, mantendo os parâmetros de conforto e permanecendo independentes e livres de marcas patrocinadoras.

CUSTOS

Um tema aborrecido mas sobre o qual é sempre bom conhecer alguns detalhes. O preço estipulado de cada bilhete está sempre sujeito a impostos. Em Portugal, 13% do valor de cada bilhete é entregue ao Estado.

Dependendo do que é vendido, pagamos entre 13% e 23% das receitas feitas em bares e restaurantes e mais 6 por cento das receitas obtidas através dos bilhetes Boom Bus.

Caso obtenhamos lucro (o que nem sempre é o caso) - o Estado receberá 21% mais 1% dos rendimentos.

O Boom paga ainda um imposto salarial mensal de 23,75% do salário de cada trabalhador e 5% de imposto por cada freelancer.

Isto é o que tivemos e teremos sempre em conta ao calcularmos o preço dos bilhetes para o Boom Festival do próximo ano e futuras edições.

PRODUÇÃO

Apesar das nossas considerações éticas sobre os desequilíbrios da economia global gozarem as decisões que tomamos, precisamos também de ter em conta os elevados custos de produção do festival.

Artistas, fornecedores, sistemas tecnológicos, etc, são apenas alguns dos componentes desta operação imensa que é a preparação de cada edição do BF. Os custos crescentes de de produção tiveram naturalmente que ser contabilizados na hora de definir o preço dos bilhetes.

Se dividirmos o valor total do bilhete para o Boom Festival 2018 por cada dia do evento concluimos que o preço por dia para os titulares de bilhetes da Primeira Fase de Venda e Friendly Price Tickets é de 17 € e o preço por dia para quem adquirir os bilhetes da Segunda Fase de Venda será de 22 €.

PREÇO DOS BILHETES

Temos um preço amigável para pessoas residentes em países com uma realidade económica específica e precária. Este ano Portugal faz parte da lista de países com Bilhete Preço Amigável, apesar de ser o país anfitrião. Isto sucede porque, em 28 países europeus, Portugal está agora na 19ª posição no que toca ao poder de compra dos seus cidadãos, num momento em que o desemprego jovem anda pelos 26.5 % (segundo dados do INE/ Eurostat). A lista de países ou zonas do globo que beneficiarão do bilhete para o Boom 2018 com preço amigável é a seguinte:

  • Portugal;

  • Grécia;

  • todos os países africanos

  • do Médio-Oriente, Ásia e Pacífico, excluindo a  Austrália, Israel, Japão, Nova Zelândia, Oman, Qatar e os Emiratos Árabes Unidos;

  • México, Caraíbas, América Central e América do Sul;

  • Europa Central e Europa de Leste: Albânia, Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia, Bulgária, Croácia, República Checa, Estónia, Geórgia, Hungria, Cazaquistão, Quirguistão, Letónia, Lituânia, Macedónia, Montenegro, Polónia, Moldávia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Tajiquistão, Turquia, Turquemenistão , Ucrânia e Uzbequistão.

Como habitualmente, o valor do Bilhete Amigável é equivalente ao preço dos bilhetes na 1a fase. Este valor nunca se alterará e os bilhetes poderão ser adquiridos pelo valor original até ao momento em que todos os bilhetes para o Boom Festival 2018 tiverem esgotado.

Os bilhetes para o Boom 2018, a preço regular e a preço amigável, serão limitados. Os Friendly Price Tickets não podem ser transferidos e estão apenas disponíveis através do Embaixador mais perto de ti. Para ter acesso a estes bilhetes terás que fazer prova da tua residência.

PREÇO REGULAR

Estes bilhetes são os que terão que ser obtidos por qualquer pessoa vivendo em qualquer país da União Europeia (exceptuando os mencionados acima) e pessoas vivendo na Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia, EUA, Oman, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Os bilhetes com preço regular estarão disponíveis na loja online do nosso website ou através dos Embaixadores (bilhetes da Segunda Fase).

PAÍS CONVIDADO

Seguindo uma tradição que tem lugar em todas as edições do Boom Festival, “convidámos” um país a visitar o nosso festival. É uma honra podermos anunciar que o país convidado este ano é a Costa Rica!

Estes bilhetes (gratuitos) estarão apenas disponíveis para costarriquenhos que vivam actualmente na Costa Rica. Terão que fazer prova de residência e nacionalidade junto do Embaixador Boom da Costa Rica. Por favor contacta o teu embaixador “tico” quando for publicada a lista de embaixadores. Nessa altura poderás registar-te e receber um dos bilhetes que oferecemos ao Guest Country (500 bilhetes).

 

EMBAIXADORES

A família Boom  distribui-se por todo o mundo, da Índia até à Costa Rica, da Tailândia à Bélgica, da Austrália até à Irlanda….  Temos uma rede feita de 75 embaixadores, aproximadamente, que representam e divulgam o Boom em mais de 40 países.

Um embaixador Boom é uma pessoa ou organização que representa o festival pelo mundo fora. Podem facilitar-te todas as informações de que possas precisar ou ajudar-te a resolver questões que tenhas sobre o festival e podem, claro, vender bilhetes.

Os embaixadores são também a ligação entre a organização do Boom e os Boomers do mundo inteiro, são comparsas essenciais que nos ajudam fazendo um excelente trabalho.

A nossa lista de embaixadores Boom estará disponível em Novembro. NÃO HÁ LISTA DE RESERVAS PARA OS BILHETES.

Se não tiveres um Embaixador Boom no teu país contacta por favor o embaixador que estiver no país mais próximo do teu. Ele ajudar-te-á com qualquer assunto que precise de atenção. Para qualquer outra informação entra em contacto connosco por favor através do email  ambassadors@boomfestival.org

BILHETES PARA CRIANÇAS

As crianças com menos de 13 anos não pagam entrada no Boom Festival. Contudo, tendo em conta as temperaturas altas que se verificam na maior parte das edições, o pó abundante e a música alta, recomendamos a todos os pais que não tragam crianças que ainda não tenham feito 3 anos!

Todas as crianças com menos de 13 anos que venham ao Boom Festival acompanhadas pelos pais terão que ser registadas online. O processo será semelhante ao processo de compra dum bilhete normal e tem um custo administrativo de 1€. Assim, por exemplo, caso a criança se perca durante o Boom, será mais fácil para a nossa equipa de segurança chegar ao encontro dos pais rapidamente. Os bilhetes para crianças estarão disponíveis em simultâneo com os bilhetes normais.

BOOM BUS

O Bum Bus é um serviço de autocarros fretados que tornam a viagem do Boomer para o BF mais rápida, segura, confortável e sustentável. Este projecto faz parte do nosso programa ambiental, que tem por objectivo a redução das emissões de CO2. É um serviço que proporciona também o regresso do Boomer aos aeroportos de Lisboa e Madrid directamente do festival.

Os Boom Bus Tickets estarão disponíveis a partir do dia 19 de Outubro.